Trilha das mãos

Disponível também nas plataformas digitais:

TratoreDeezeriTunesSpotify

Adquira o álbum físico

Entre em contato para comprar:

R$25,00 - Trilha das mãos

31 99959.3994

renatomotha@gmail.com

Este álbum traz uma trilha criada por Renato Motha para um espetáculo cênico-musical em parceria com a bailarina e coreógrafa Dudude Herrmann. É um disco solo, mesclando vocalizações e solos de violão. Um trabalho inusitado, em que Renato usa de maneira particular sua voz e seu corpo como instrumentos. Este álbum, gravado em Belo Horizonte, de janeiro a março de 1999, no Estúdio Via Sonora por Demerval Filho (Dedé), mixado Estúdio Fibra - RJ, por Marcos Vicente, e masterizado na Vison Digital - RJ, por Luiz Tornaghi, traz fotos de Márcia Charnizon e Roberto Tostes, com projeto gráfico de Otávio Bretãs.
A concepção desse trabalho abre espaço para a improvisação.

Reencontro:
"Dizem que num determinado momento da vida a gente se reencontra com a nossa criança.
Quando eu era menino, tinha o hábito de brincar sozinho fazendo os sons das coisas que faziam parte do meu mundo.
Neste trabalho, tive a felicidade de me deparar novamente com esse menino, de mais uma vez estar sozinho e de voltar a brincar com os sons, buscando por meio deles fazer música de gente grande."

Uma viagem lúdica através dos timbres:
Após a primeira incursão no universo dos instrumentos vocalizados (faixa Fotografia de Tom Jobim - CD Amarelo), Renato encontrou em Trilha das Mãos, solo fértil para experimentar novas possibilidades musicais, se deparando com toda uma multiplicidade de timbres da voz, do corpo e até mesmo do violão, que até então desconhecia.
Além dos sons instrumentais, vale destacar as diversas emissões feitas para vozes de alguns personagens do disco como Pajé, Viageiro e Passarinho.
Para maiores detalhes, veja na ficha técnica todos os sons reproduzidos.

Laboratório vocal:
O álbum Trilha das Mãos tem sido usado em oficinas e escolas de música, como referência para ampliação dos recursos vocais.

Outras danças na trilha:
Em 1999, Trilha das Mãos foi tema do espetáculo de fim de ano da escola do Grupo Corpo.

Repertório:
1) O Mundo
2) Dança nas cordas
3) Zum Zum
4) Viageiro
5) Shakti
6) Pajé
7) Tric Trac
8) Passarinho
9) No tom da chuva
10) Samplerman
11) Trilha das mãos
12) O olhar da moça que dança
Todas as músicas são de autoria de Renato Motha.

Imprensa - Trilha das Mãos:

O olhar da moça que dança - quando a bailarina e coreógrafa Dudude Herrmann encara a platéia em uma de suas jam sessions, é como se o mundo viesse abaixo. Não há mais nada, só o olhar da artista, sua dança e o público. Há poucos dias ela conseguiu ficar acima até mesmo da balbúrdia do espaço alternativo do FIT (Festival Internacional de Teatro). Fez-se silêncio completo. Ouvidos e olhos eliminaram estímulos externos; só percebiam o violão de Renato Motha e o corpo de Dudude Herrmann (nossa "Isadora") movendo-se no espaço.
Marcelo Castilho Alencar (crítico de dança) - Estado de Minas - 10/09/1998

Renato Motha lança Trilha das mãos, terceiro álbum solo - precisamente zen, Motha busca os múltiplos limites e possibilidades do som, que podem estar ocultos no discreto toque do corpo, no melódico assovio, na voz. Uma das faixas mais instigantes é Passarinho, que aposta na simplicidade harmoniosa entre o violão e o assovio. 
Alécio Cunha (repórter) - Jornal Hoje em Dia - BH - 22/06/1999

Renato Motha lança trilha criada para coreografia - na contramão do sucesso fácil que predomina no atual mercado fonográfico brasileiro, Renato Motha surpreende com o lançamento de Trilha das mãos, um disco atípico, em sua curta, porem expressiva carreira.
Ailton Magioli (crítico musical) - Jornal O Tempo - BH - 02/07/1999

Experimentação - habituado a mostrar seu talento de cantor, guitarrista e arranjador em canções e sambas dentro da melhor tradição mineira, Renato Motha aceitou a provocação da bailarina Dudude Herrmann, e usou o corpo como instrumento de criação e execução dos 12 temas do provocante Trilha das mãos.
Kiko Ferreira (crítico musical) - Estado de Minas - 13/07/1999

Renato Motha - Trilha das Mãos - neste trabalho, totalmente solo, o intérprete, compositor e instrumentista Renato Motha utiliza o canto, o violão e o próprio corpo para produzir as mais inusitadas sonoridades. 
Carlos Melo (crítico musical) - Revista Boca a boca - BH - 16/07/1999

Trilha das mãos é um caso à parte. Aqui, Renato leva ao extremo o seu ofício de artista múltiplo, tocando todos os violões, percussões (no violão e no próprio corpo), cantando e emulando com sua voz uma série de outros instrumentos: orquestra de cordas, trompete, flautas, instrumentos de percussão, etc... Só ouvindo para acreditar. É colocar no toca-discos e viajar em belezas como O Mundo, Dança nas Cordas, No Tom da Chuva e outras tantas, sempre lindas e surpreendentes.
Maurício Gouvêa - International Magazine - RJ - dez / 1999