Brasileiro / Caixa de Sonhos

Álbum físico esgotado

Disponível  nas plataformas digitais:

TratoreDeezeriTunesSpotify

Caixa de sonhos é uma seleção das principais canções do álbum de estreia de Renato Motha, Brasileiro, lançado em LP - independente (1992), e em CD pela gravadora Movieplay (1994).
Gravado, mixado e masterizado em Belo Horizonte, com arranjos, direção e produção de Renato Motha e André Dequech, o álbum traz participações de Toninho Horta, Marcus Viana e Nivaldo Ornelas.
Em 2003, a Movieplay relançou-o em novo formato no Brasil e exterior. 
Caixa de sonhos foi o nome escolhido inicialmente por Motha para batizar seu primeiro disco, que por um desvio de rota veio a se chamar Brasileiro.
Neste relançamento, o álbum veio de cara nova: ganhou novo projeto gráfico de Otávio Bretas e fotografia de Nando Fiúza; foram selecionadas 12 canções para serem remasterizadas e teve de volta seu nome original: Caixa de sonhos, canção que abre o disco, título inspirado em poema de Pablo Neruda.

Influências:
Caixa de sonhos é um autêntico retrato da reconhecida escola mineira de fazer música. Esta escola, surgida no início dos anos 70, ainda é o mais expressivo movimento musical de Minas, decantado por sua riqueza e inovação no tocante aos vários elementos que integram a nossa música popular, o que também fez desse movimento um marco na história da música brasileira.
Nascida de um grupo de músicos excepcionais, conhecido como Clube da Esquina, numa época em que havia grande ressonância pela música mais elaborada, esta corrente criou espécie nos anos 70 e desde então vem conquistando público e influenciando toda uma geração de músicos dentro e fora do Brasil.
Neste álbum, poderíamos citar várias influências, mas certamente a maior delas vem do berço, das Gerais.
Caixa de sonhos é um desdobramento desse conceito, uma versão anos 90 desse jeito mineiro de cantar e tocar, de compor e fazer arranjos, desse som feito com as cores do imaginário, que ainda hoje ecoa para muito além das montanhas de Minas, oferecendo novas possibilidades estéticas à música do nosso tempo.

O álbum:
Neste álbum, Renato Motha apresenta composições em parceria com Anselmo Carvalho, Ênio Nonato, Vanderlei Timóteo e Yuri Popoff .

Participações especiais:
Vale destacar as belíssimas participações de Nivaldo Ornelas em Aprendiz, de Marcus Viana em Montanhas e de Toninho Horta com seu violão único, em Só pra te ver feliz.
Também participam do CD: André Dequech, André Batista, Sérgio Santos, Henrique Santana, Matheus Braga, Titi Walter, Paula Santoro, Vanessa Falabella, Rosane Reis, Babaya, Beto Roizembruch, Ladston do Nascimento, Paulo Loureiro, Mauro Rodrigues, Ezequiel Lima, Nenén, Lincoln Cheib, Márcio Batista, Anselmo Carvalho, Yuri Popoff, José Geraldo Fernandes, Ivan Corrêa e Luiz Alves.

Destaque para Menina da Lua: 
Em setembro de 2003, Maria Rita lançou seu álbum de estréia, gravando Menina da Lua de Renato Motha. Em seus shows, a cantora dedicava a canção à sua mãe, Elis Regina. 

Repertório:
1) Caixa de sonhos (Renato Motha e Vanderlei Timóteo)
2) Só pra te ver feliz (Yuri Popoff e Renato Motha)
3) Peregrino (Renato Motha e Ênio Nonato)
4) Coisas de Minas (Renato Motha)
5) Menina da lua (Renato Motha)
6) Aprendiz (Renato Motha)
7) Montanhas (Renato Motha) - instrumental
8) Vício da paixão (Renato Motha)
9) Além do sol (Renato Motha)
10) Âmago (Renato Motha) - instrumental
11) Esse amor (Renato Motha e Vanderlei Timóteo)
12) Navio de partida (Anselmo Carvalho e Renato Motha)

Depoimento Toninho Horta:

"Renato Motha é um dos artistas mais representativos da atual música mineira. A qualidade de sua obra como compositor, intérprete e guitarrista, já alcançou êxitos de âmbito nacional.

Seu primeiro trabalho em disco intitulado Caixa de sonhos é de musicalidade íntegra, com expressividade na concepção dos arranjos e com destaque para sua interpretação e seu timbre singular.

Este relançamento certamente atingirá os bons audiófilos para além de nossas montanhas e mares.

Renato Motha is one of the quintessential artists on the Mineiro (out of Minas Gerais state) music scene. The quality of his work as a composer, interpreter and guitarist has already reached national acclaim. His first recording, a disc named Caixa de sonhos (Box of dreams), delivers musical integrity, expressive arrangement and is highlighted by his unique sound and interpretation. This re-release will certainly catch the ear of those music lovers beyond the reaches of our mountains and seas.
Toninho Horta


Imprensa - Brasileiro / Caixa de Sonhos:

Muita gente já deve ter visto por aí, um CD da Movieplay chamado Brasileiro do cantor, compositor e músico Renato Motha. Pois é, quem não comprou perdeu a chance de conhecer um trabalho do mais alto nível, o début em disco de um artista completo.Maurício Gouvêa (crítico Musical) - International Magazine - RJ - dezembro -1999     

Ainda bem que Minas não trabalha em silêncio o tempo todo - Renato Motha lança Brasileiro e é a mais nova revelação musical mineira para o Brasil.
Revista Áudio News - SP - 1995

Renato Motha prova que veio para ficar - o CD Brasileiro de Renato Motha, revela que o cantor e compositor mineiro está maduro e pronto para fazer sucesso. Ele é um dos maiores cantores de Minas e também um grande compositor, além de hábil instrumentista, tanto ao violão como na guitarra.
Augusto Pio (crítico musical) - Estado de Minas - 02/08/1995

Renato Motha estréia com Brasileiro - para quem vive reclamando que não aparece nada de novo, nada de bom, aí está o Renato Motha, mais um brasileiro caprichando em nossa canção.
Julinho Bittencourt (crítico musical) - A Tribuna - Santos - SP - 19/07/1995

O romantismo na versão de Renato Motha - a música popular brasileira acaba de ganhar um legítimo chansonier.
Ailton Magioli (crítico musical) - Diário da Tarde - BH - 19/06/1995

Renato Motha encontra o equilíbrio neste seu primeiro CD - romântico na maior parte das vezes, mas também hábil nos temas mais rápidos, Renato prende a atenção do ouvinte em 64 minutos de música feita com apuro e talento.
Kiko Ferreira (crítico musical) - Estado de Minas - 19/06/1995

Renato Motha e seu canto novo - a Movieplay acaba de lançar Brasileiro, um CD com 17 músicas, que lança o cantor e compositor mineiro Renato Motha, que também é um excelente guitarrista e violonista. Talento emergente, Motha une o lirismo a recursos de estúdio com fineza. Renato toca inteiro e com precisão, tem alma no que ele faz, de modo que caso continue no pique desse primeiro lançamento, o Brasil ouvirá ainda falar muito dele. Audição obrigatória para quem está antenado no novo.
Tribuna do Ceará - Fortaleza - CE / Seção Entre Aspas - 13/06/1995

Safra mineira - mais um mineiro que desponta. O cantor, compositor e guitarrista Renato Motha lança Brasileiro. Suas composições, algumas com ilustres parceiros, revelam uma alma poética de grande potencial artístico.
José Domingos Rafaelli (crítico musical) - Jornal O Globo - 12/07/1993

Talento novo à vista em BH - Renato Motha lança seu primeiro LP e faz show de lançamento eclético no Teatro Francisco Nunes.
É sem dúvida, uma boa surpresa no mercado musical de Minas Gerais.
Virgínia Boamorte (jornalista) - Jornal Minas Gerais - 17/03/1993