DOIS EM PESSOA VOL. II

Chegou o novo álbum

A música de Renato Motha e Patricia Lobato reencontra a poesia do eterno-atual Fernando Pessoa. Adquira o novo álbum duplo DOIS EM PESSOA volume II, ou o Combo DOIS EM PESSOA volumes I e II em nossa Loja Virtual.

Caros amigos, 

o nosso novo álbum Dois em Pessoa - Vol II sobre a obra de Fernando Pessoa, já se encontra disponível para compra e entrega imediata pelos Correios.

Em 2004, lançamos o primeiro Dois em Pessoa com 24 poemas musicados. Naquele ano, o álbum esteve entre os discos brasileiros mais aclamados no Japão, e por aqui, também foi muito bem recebido pela crítica especializada, como mostra o depoimento de Nelson Motta:

"... Surpresa! Poema musicado dá sempre errado, ou quase sempre, basicamente porque não foi feito para aquilo, foi feito para ser lido e não cantado, então fica sempre meio forçado, todo mundo vê que é um poema musicado. Não no caso desse excelente CD em que os mineiros Renato Motha e Patricia Lobato transformaram em sambas e canções alguns maravilhosos poemas de Fernando Pessoa. Você jura que música e letra foram feitos ao mesmo tempo e pela mesma pessoa."

Dois em Pessoa - Vol II tem seu lançamento previsto para o mês de julho de 2017, com 26 músicas, sendo 13 canções e 13 sambas em 2 CDs distintos, revestidos por uma rica instrumentação. As pinturas de Leonora Weissmann e Nando Fiúza dão o traço luxuoso ao desing gráfico da obra.

Caso queira adquirir a obra completa, ou seja, os 2 álbuns duplos Dois em Pessoa, num total de 50 poemas musicados, volumes I e II em valor promocional de R$85,00 + valor do frete, basta clicar no botão abaixo:

Vejam abaixo os depoimentos de quem já ouviu e apreciou.

Um abraço agradecido

LETRAS

CD SAMBAS

  • O som do relógio - Fernando Pessoa
  • Eu amo tudo o que foi - Fernando Pessoa
  • A novidade - Fernando Pessoa
  • A obra nasce - Fernando Pessoa
  • O tédio - Fernando Pessoa
  • Jarrinho - Fernando Pessoa
  • A lavadeira - Fernando Pessoa
  • Quando eu era jovem - Fernando Pessoa
  • Qualquer caminho - Fernando Pessoa
  • Samba da prece- Alberto Caeiro
  • Pierrot bêbedo - Fernando Pessoa
  • Deus sabe - Fernando Pessoa
  • Samba para Pessoa - Renato Motha

Todas os sambas e canções são de autoria de Renato Motha, exceto Qualquer caminho, de autoria de Patricia Lobato.

CD CANÇÕES

  • Autopsicografia - Fernando Pessoa
  • Sino da minha aldeia - Fernando Pessoa
  • Teu riso - Fernando Pessoa
  • O Menino Jesus verdadeiro - Alberto Caeiro
  • Toda a paz da natureza - Alberto Caeiro
  • Tudo vale a pena - Fernando Pessoa
  • Deus - Fernando Pessoa
  • O meu olhar azul - Alberto Caeiro / Ricardo Reis
  • Não diga nada - Fernando Pessoa
  • Quando ela passa - Fernando Pessoa
  • Vento que passa - Fernando Pessoa
  • Alga - Fernando Pessoa
  • Já não posso andar só - Alberto Caeiro / Fernando Pessoa

DEPOIMENTOS

Confira o depoimento dos colegas que conheceram o novo álbum

Antonio Carlos Miguel

G1 Música

Sons do mundo em extinção: do samba-jazz joyceano ao pessoa zen
”Nova investida do casal Renato Motha e Patricia Lobato pela obra poética de Fernando Pessoa, dessa vez atendendo encomenda do distribuidor do disco no Japão, Yoshihiro Narita. Com lançamento no Brasil agendado para julho - e já disponível para venda no site da dupla, o álbum repete o formato do primeiro volume, lançado em 2004: é duplo, dividido em disco de canções e de sambas, com 13 faixas em cada.
Não importa a batida, podemos chamar de bossa-zen a poesia metafísica de Pessoa filtrada pelo minimalismo musical da dupla de cantores e iogues. Motha canta, assina os arranjos, toca violões, mais cordas, baixo e bateria digitais, e manipula sons da natureza e corporais; enquanto Patricia canta e toca percussão. E, ao lado deles, muito presente, está o piano de Tiago Costa. Experimente.“

BRUNO CONDE

Violonista e compositor

"Imensa felicidade e honra poder estar presente em algumas notas dessa obra de arte."

TIAGO COSTA

Pianista e arranjador

”O cuidado musical e o apreço pelos detalhes que vi durante a gravação desse novo e belíssimo trabalho do Renato e da Patricia é coisa raríssima de se ver. Não há nada fora do lugar. Tudo em um equilíbrio mágico que suspende o ouvinte ao sublime. Desse espaço elevado fiz minha participação ao piano, mais como ouvinte do que como instrumentista, deixando o pincel sempre leve e trançando apenas os contornos e ornamentos que rodeavam o núcleo criativo dos dois em Pessoa.“

OUÇA AGORA
um aperitivo do novo álbum

disponibilizamos aqui uma canção e um samba do novo álbum para sua apreciação.

REVISITANDO PESSOA

Release por Miguel Fernandes - crítico musical

"Em setembro de 2014, o produtor japonês Yoshihiro Narita sugeriu aos artistas mineiros Renato Motha e Patricia Lobato, que gravassem um segundo volume do álbum Dois em Pessoa, visto que o primeiro lançado pelo duo, através do selo japonês NRT/Maritmo, em 2004, foi o disco de maior sucesso da dupla no Japão.

A primeira canção de Renato Motha sobre a poesia de Fernando Pessoa, foi feita para o seu segundo disco, "Amarelo" de1998. Desde então, ele musicou mais de sessenta poemas do poeta português; hoje, cinquenta dessas composições fazem parte do repertório de 2 álbuns duplos dedicados à obra de Fernando Pessoa (Dois em Pessoa/2004 e Dois em Pessoa - Volume II/2017, em lançamento).

A despeito de ter a poesia de Pessoa como fonte de pura de inspiração, a empreitada de gravar um segundo Dois em Pessoa, inicialmente pareceu por demais desafiadora para o compositor, não só pelo número de músicas a serem compostas, mas também pela responsabilidade de manter o mesmo nível do projeto original. Patricia Lobato, não duvidando do sucesso dessa realização, e que pudesse ser um álbum duplo como o primeiro, apoiou o parceiro selecionando os possíveis poemas a serem musicados.

Em dezembro de 2014, nasceu a primeira canção, "Deus", sobre um pequeno poema de Pessoa, destampando o caldeirão de mais 25 músicas que vieram em sequência. Durante um mês e meio, Renato com seu violão, deixaram vir à luz, uma a uma, as 26 músicas (13 canções e 13 sambas, sendo a melodia de 1 dos sambas, feita por Patricia), que compõem o álbum duplo Dois em Pessoa - Vol II.

O maior desafio foi musicar um de seus poemas preferidos do Guardador de rebanhos (VIII), assinado pelo heterônimo Alberto Caeiro, que intitularam "O Menino Jesus verdadeiro". Por se tratar de um poema longo e assimétrico, foi musicado suprimindo-lhe alguns versos, tornando-o uma suíte para o cd de canções. Renato conta que mais que nunca teve de se abrir para que a melodia fluísse espontaneamente e fizesse desse poema uma música natural e orgânica. Também vale pontuar sua ousadia em fazer um samba para Fernando Pessoa com letra de próprio punho, fechando o cd de sambas, numa homenagem ao ilustre parceiro.

As gravações tiveram início em maio de 2015, inaugurando o estúdio do casal em Casa Branca - vilarejo situado próximo a Belo Horizonte - de natureza abundante e inspiradora, com uma ambiência que a todo momento se oferece como parte da paisagem sonora do novo disco.

A instrumentação acústica e eletrônica emoldurando as vozes, foi feita pelo próprio duo, com arranjos de Motha, tendo seu violão ao centro, e ganhando num segundo momento belos contornos do piano de Tiago Costa, em 22 faixas, e do violão de Bruno Conde, na canção "Vento que passa." O timbre das cordas e as emulações de Renato Motha feitas na voz e no corpo para instrumentos de sopro e percussão, também se destacam na audição do álbum.

O projeto gráfico de Clara Gontijo recebeu pinturas e ilustrações de Leonora Weissmann e Nando Fiúza, nomes de expressão das artes plásticas de Minas, além do texto de apresentação do professor de Literatura e músico Alexandre Castro.

O álbum Dois em Pessoa - Vol II, já está em fase de pré-venda e será disponibilizado ao público no mês de julho, sendo o show de lançamento programado para setembro.

E assim, como prenunciou Pessoa em um de seus poemas que se tornou samba no Dois II: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce."








.